Levantamento mostra empate técnico entre Lula e Bolsonaro, mas com o ex-presidente numericamente à frente; inclusão de Pablo Marçal altera projeção
A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 10 de janeiro, com 2.018 entrevistas e nível de confiança de 95%. Conforme os dados, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar com 11,7%, seguido por Ronaldo Caiado (União Brasil), com 5,4%, e Helder Barbalho (MDB), com 1,4%. Eleitores que declararam voto branco, nulo ou em nenhum dos candidatos somam 6,2%, enquanto 3,6% não souberam ou não opinaram.
Mesmo com os números apresentados, Bolsonaro segue inelegível até 2030 devido à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o condenou por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante uma reunião com embaixadores em julho de 2022, onde atacou, sem provas, o sistema eleitoral.
Cenário com Marçal altera projeções
Quando o nome de Pablo Marçal é incluído, Lula e Bolsonaro ficam tecnicamente empatados, com 34,0% e 33,9%, respectivamente. Marçal surge com 6,1% das intenções de voto, enquanto Ciro Gomes se mantém com 11,3%. Ronaldo Caiado e Helder Barbalho têm 4,7% e 1,2%, respectivamente. Nesse cenário, votos brancos, nulos e indecisos somam 8,9%.
(Blog do Valente)
Comentários
Postar um comentário