foto reprodução vaticano instagram
Mercedes-Benz Classe G totalmente elétrico. Este é o atual carro do Papa Leão XIV, que iniciou o seu pontificado de forma oficial neste domingo (18), após a missa inaugural. O papamóvel foi especialmente desenvolvido para o Vaticano pela montadora alemã. (saiba mais adiante)
O veículo é baseado no novo Classe G elétrico (G580 com tecnologia EQ). Na Alemanha, o veículo custa 142 mil euros, o que equivale a R$ 906 mil.
Com emissão zero, o novo veículo já vinha sendo utilizado pelo Papa Francisco desde dezembro de 2024, e representa um passo rumo à sustentabilidade, alinhando-se aos princípios da encíclica Laudato Si’, na qual o Papa Francisco defendia o desenvolvimento sustentável e o cuidado com o meio ambiente.
Desenvolvido com o Vaticano
O novo Papamóvel foi desenvolvido sob medida em estreita colaboração com o Vaticano. Seu sistema de propulsão elétrica foi especialmente adaptado para operar em velocidades extremamente baixas, típicas das aparições públicas do Papa.
O modelo mantém a tradicional pintura branca perolada e traz inovações como:
- assento central ajustável em altura e giratório, permitindo ao Papa interagir com o público de diferentes ângulos;
- dois assentos adicionais laterais para acompanhantes;
- teto removido a partir da coluna B, com cobertura rígida opcional para proteção contra intempéries;
- porta traseira esquerda redesenhada artesanalmente e soldada à carroceria;
- motores elétricos próximos às rodas, otimizando a dirigibilidade em baixas velocidades.
Apesar de ser feito para rodar a baixas velocidades, o Classe G do Papa Leão XIV desenvolve incríveis 587 cv de potência e 118 kgfm de torque, o que possibilita que o SUV acelere de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
A bateria permite rodar até 473 km no ciclo europeu. Seria preciso testar o carro sob os critérios do Inmetro para saber quanto seria a sua autonomia em solo brasileiro.
Quase um século de parceria com o Vaticano
A relação entre a Mercedes-Benz e o Vaticano remonta a 1930, quando o Papa Pio XI recebeu um Nürburg 460 Pullman Saloon.
Desde então, diversos modelos icônicos foram utilizados pelos pontífices, incluindo o 300 Landaulet, o 600 Pullman e, mais recentemente, versões modificadas da Classe G e da Classe M. O novo Papamóvel elétrico representa a evolução dessa tradição, agora com foco na sustentabilidade. G1