Uma frente fria atinge diversos estados brasileiros nesta sexta-feira (21), provocando alertas de chuvas intensas em todas as regiões, com exceção do Sul. Na Bahia, 36 cidades estão sob aviso de chuvas intensas, com perigo “potencial”, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Entre os municípios na rota da chuva estão Barreiras, Correntina, Formosa do Rio Preto e Luís Eduardo Magalhães (veja a lista completa abaixo). A condição é resultado de uma frente fria que atuava sobre o Sul do Brasil e se estendeu para as demais regiões. O oeste baiano é a região mais atingida no estado.
Na terça-feira (18), o Acre publicou um estado de emergência por conta das chuvas intensas que atingem, ao menos, dez cidades. O norte do Pará, Amapá e Amazonas, além do nordeste de Goiás e extremo-sul do Tocantins seguem com grandes volumes de chuvas.
A previsão indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, de até 60 km/h. Segundo o Inmet, o risco é baixo para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
O aviso é válido até às 10 horas de sábado (22), podendo ser prorrogado. Na quinta-feira (20), o Inmet emitiu alerta de tempestade para 13 municípios baianos. Enquanto isso, três cidades do estado registraram temperaturas acima dos 37 ºC. A previsão para o outono é de temperaturas máximas maiores do que a média, assim como aumento do volume de chuvas.
Cidades baianas sob alerta de chuva intensa
Angical
Baianópolis
Barra
Barreiras
Buritirama
Campo Alegre de Lourdes
Caravelas
Carinhanha
Casa Nova
Catolândia
Cocos
Coribe
Correntina
Cotegipe
Cristópolis
Feira da Mata
Formosa do Rio Preto
Ibirapuã
Itanhém
Iuiu
Jaborandi
Lajedão
Luís Eduardo Magalhães
Malhada
Mansidão
Medeiros Neto
Mucuri
Nova Viçosa
Pilão Arcado
Remanso
Riachão das Neves
Santa Maria da Vitória
Santa Rita de Cássia
São Desidério
São Félix do Coribe
Sebastião Laranjeiras
CORREIO
Comentários
Postar um comentário