O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diminui vantagens em relação ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo levantamento do Instituto FSB, encomendado pelo banco BTG, divulgado nesta segunda-feira (8), a vantagem de Lula diminuiu sete pontos percentuais em relação ao último levantamento do Instituto.
De acordo com o Instituto, Lula diminuiu três pontos e agora marcou 41%, enquanto Bolsonaro subiu os mesmos três pontos e tem 34%.
Ainda no primeiro turno, Ciro Gomes (PDT) aparece com 7%; Simone Tebet (MDB) e André Janones aparecem na sequência, com 3% e 2%, respectivamente. Os outros candidatos não marcaram mais de 1%.
Conforme explicação do instituto, o nome de Japonês está nos dados divulgados porque quando a pesquisa foi registrada desde no dia 2 de agosto, ele ainda era pré-candidato à presidência.
Na última pesquisa, divulgada no final de julho, Lula tinha 44%, Bolsonaro, 31%, e Ciro Gomes havia marcado 9% das intenções de voto.
Já no cenário espontâneo, onde o nome dos candidatos não são apresentados para os entrevistados, Lula pontuou 38% (-2) e Bolsonaro 31% (+1). Ciro Gomes marcou 3%, Simone Tebet, 1%, e os outros candidatos, somados, 2%.
Os que disseram que não votariam em ninguém são 6%. Brancos e nulos somaram 4%. Ao todo, 14% não souberam responder.
Na simulação de segundo turno, Lula apareceu com 51% dos votos e Bolsonaro ficaria com 39% na disputa.
De acordo com o levantamento, o petista receberia 55% dos votos que foram para Tebet no 1º turno, 44% de Ciro e 45% de outros candidatos.
Os que disseram que não votariam em ninguém são 5%. Brancos e nulos somaram 3%. Ao todo, 2% não souberam responder.
A pesquisa realizou 2.000 entrevistas de 5 a 7 de agosto de 2022. Está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-08028/2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%. (Bahia.Ba)
0 Comentários